Blog de moda e beleza

Skin Care: Saiba o que é e como fazê-lo corretamente!

0

Skin Care é a tradução do termo em inglês para “cuidados com a pele”. Isto é, refere-se à rotina que você deve ter diariamente para melhorar sua aparência e manter sua pele sempre saudável e bem hidratada. Assim sendo, precisa-se estabelecer uma rotina completa e mais importante correta para sua pele do rosto.

É relevante lembrar que antes de tudo você deve procurar por produtos que tem a ver com o seu tipo de pele. Ou seja, sua pele pode ser seca, oleosa, mista ou normal; então busque encontrar cosméticos que cumpre o que promete para o seu tipo de pele. Além disso, faça visitas frequentes ao seu dermatologista; este profissional também pode lhe ajudar a entender quais sãos os produtos certos para o seu rosto.

Então vamos aprender como fazer um skin care corretamente, porque os cuidados com a pele do seu rosto vão muito além de visitas ao médico. Você precisa cuidá-los diariamente. Por isso, estarei dando o passo a passo na ordem correta do que se deve fazer.

Limpeza do seu rosto

Para manter a pele saudável, a limpeza do rosto é algo essencial. Porque retira as impurezas, células mortas, poluição, o excesso de oleosidade como também a maquiagem. Aliás você deve preparar sua pele antes da make e também limpar adequadamente o rosto na retirada da maquiagem.

Você precisa limpar sua pele pelo menos duas vezes ao dia. Mas é bom recordar que a lavagem excessiva pode ocasionar irritação e secura. Logo, não exagere!

Para uma limpeza mais completa, primeiro use o demaquilante para retirar a maquiagem e após utilize um sabonete facial de sua preferência para limpar os poros.

Esfoliação da pele

(Fonte: Veja Abril)

A esfoliação é um passo importante, pois ajuda a desobstruir os poros, remover as células mortas e claro, proporciona a renovação celular. Mas pegue leve nessa dica, o recomendado é utilizar o esfoliante duas vezes na semana para não agredir a pele. Se acaso você já tenha completado o número suficiente de vezes é só ir para o próximo passo. Ok?!

A consistência do esfoliante é igual a um creme, mas cheia de grânulos bem pequenos. Sendo assim o jeito correto de aplicar é fazendo movimentos circulares no rosto.

Aplicação do tônico facial

(Fonte: Rosa com Mel)

O tônico ajuda a retirar as últimas impurezas que podem ter ficado sobre os poros e assim também reequilibrando o Ph de sua pele. Existem diversos tipos de tônicos, por isso é sempre bom escolher sempre o que combina com a seu tipo de pele. Evite usar tônicos à base de álcool, porque ao invés de ajudar, acaba por desidratar. Fique atenta!

Creme para os olhos

(Fonte: Uol)

O creme para os olhos é uma parte essencial que muitas vezes é esquecida. Preciso lhe dizer também que não é para utilizar produtos hidratantes corporais na região dos olhos, e sim um creme específico para essa região. Pois serve para evitar o surgimento de olheiras, hidratar e proteger a região ocular.

ATENÇÃO! Os cremes para as olheiras devem ser utilizadas sempre à noite, pois contém ativos antioxidantes, ou seja, se entrar em contato com a luz solar pode gerar hiperpigmentação.

Você deve aplicar o creme para os olhos na região óssea do contorno dos olhos com toques bastante suaves. Para as iniciantes recomendo os séruns, e para as mais experientes os cremes e emulsões.

Máscara facial

Com o intuito de iluminar e revitalizar a pele retirando a aparência de um rosto cansado, a máscara facial não pode faltar na sua rotina de skin care. E necessita ser aplicado no rosto evitando a região dos olhos e a boca, como é mostrado na imagem acima.

Creme hidratante para o rosto

(Fonte: Alibaba)

Assim como o corpo anseia por hidratação com água, a pele do rosto pede por cuidados também de hidratação. Existem diversos tipos de texturas de cremes hidratantes desde as mais leves até mesmo as mais pesadas. Para peles mais secas o indicado é usar texturas mais densas e para peles oleosas os hidratantes em gel são os mais recomendáveis.

Protetor Solar (para skin care diurno)

(Fonte: Univision)

O protetor solar cuida da pele contra as radiações emitidas pelo sol. Por isso é muito importante você usá-lo no seu skin care pela manhã. E lembrando que deve sempre fazer isso, mesmo em dias nublados.

Resumo: Como fazer um skin care corretamente:

  • Limpeza do seu rosto
  • Esfoliação da pele
  • Aplicação do tônico facial
  • Creme para os olhos
  • Máscara facial
  • Creme hidratante para o rosto
  • Protetor solar (se acaso for uma rotina diurna)

Enfim, você já sabia o significado desse termo e como manter uma rotina de skin care corretamente? Gostou das dicas? Irei ficar muito feliz se você deixar seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.