Blog de moda e beleza

Descubra qual é o pente ideal para o seu tipo de cabelo

0

Para desembaraçar os fios, o nosso utensílio preferido certamente é o pente. Mas o ato de pentear pode contribuir para a quebra do cabelo e o aumento do frizz. Por isso é necessário descobrir e escolher o pente ideal para o seu tipo de cabelo.

No entanto, com a diversidade de tipos de pentes que pode encontrar, você talvez ficava um pouco confusa na hora das compras. Aliás, há pentes de plásticos e de madeira, largos e finos, com cabo longo e curto… Mas, as dicas fornecidas neste artigo vão acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas no momento da escolha.

Observe a imagem abaixo, com a apresentação dos tipos de pentes e como eles são e, em seguida, aprenda qual modelo se encaixa melhor nas suas madeixas:

Fonte: Carol Souza

Neste artigo, você encontrará os pentes na sequência da imagem acima, ou seja, o pente fino com cabo fino; o pente de madeira; o pente de dentes largos; os famosos pente garfo e pente jacaré. E logo depois disso, tem uma surpresa!

Pente Fino com cabo fino

Fonte: All Things Hair

O pente fino com cabo fino é utilizado para dividir os cabelos e realizar penteados. Mas não é apropriado para desembaraçar os fios, pois favorece a quebra do cabelo já que suas cerdas são bem juntinhas. No entanto, se você possui cabelos lisos ou levemente ondulados (2a) e gosta do efeito que esse pente traz aos seus cabelos, então primeiro desembarace os fios com pentes de dentes largos.

Pente de Madeira

Fonte: Seniorji

Os dentes do pente de madeira são mais firmes do que as do pente de plástico, portanto tem a capacidade de passar pelos nós do cabelo sem complicações, evitando assim a quebra. O pente de madeira ajuda também a diminuir o frizz, pois possui ação antiestática. Por isso, esse pente pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, ou seja, cabelos lisos, ondulados cacheados e crespos.

Pente de Dentes Largos

Fonte: Vix

O pente de dentes largos é o mais adequado para desembaraçar, pois não seguram os fios assim deixando que você consiga pentear sem o uso de força. E para não machucar o couro cabeludo e nem causar fissuras nos fios, as pontas dos dentes são arredondadas.

Além disso, o espaçamento dos dentes revelam muito sobre o seu tipo de cabelo, porque quanto mais grossos forem os fios, maior deve ser o espaço entre eles. Assim sendo, é indicado para quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos.

Uma ótima combinação para quem tem cabelos cacheados é utilizar dentes largos + madeira, pois desembaraça sem desmanchar os cachos. E também é perfeita para soltar as mechas depois de belo babyliss.

Pente Garfo

Fonte: Salon Line

O pente garfo serve para dar mais volume aos cabelos, e diferente dos outros pentes que já foram citados, ele não é usado para desembaraçar os fios, mas para ser aplicado na raiz. No entanto, o pente garfo deve ser utilizado nos fios que estão já secos.

É perfeito para os cabelos cacheados e crespos, mas pode ser também muito proveitoso para cabelos ondulados 2b – já que as ondulações são bem mais definidas – e cabelos ondulados 2c – que são mais grossos e volumosos; porque levantam a raiz do cabelo que tem tendência de serem mais lisas e soltam os cachinhos mais próximos do couro cabeludo.

Pente Jacaré

O pente jacaré tem dentes largos e com formatos de uma flecha, e também é conhecido como pente para modelação. Ele permite pentear os fios sem danificá-los e possui um desembaraçador no cabo, por isso é indicado para quem tem cabelos crespos. Mas pode ser útil para cabelos ondulados 2a e para quem é adepta à escova ou chapinha, pois auxilia na eliminação de marcas feitas por elas e deixa um visual mais natural.

A surpresa neste artigo é que ele não acaba com os cinco pentes apresentados; porque há tipos de escovas que também realizam o ato de pentear e desembaraçar os fios, são eles: escova raquete, escova de penteado, escova para cabelos com extensão, escova oval para desembaraçar e, por último, a escova de finalização.

Escova Raquete

A escova raquete tem esse nome porque ela possui um formato retangular. E esta escova não só desembaraça como também massageia o couro cabeludo, pois apresenta bolinhas nas pontas das cerdas, fortalecendo assim as raízes do cabelo.

Serve para todos os tipos de cabelo, no entanto para os cabelos cacheados precisa tomar bastante cuidado e escolher a raquete com cerdas macias e sem as bolinhas nas pontas, além de precisar ser penteado com o cabelo molhado.

Escova de Penteado

A escova de penteado é parecida com a escova raquete, mas ela tem um formato oval e também possui bolinhas nas pontas das cerdas. Esta escova não apenas desembaraça os fios sem quebrá-los como também auxilia a dar brilho e maciez. E serve para todos os tipos de cabelo.

Escova para cabelos com extensão

Como o próprio nome já diz, é específica para aquelas que tem alongamento em seus cabelos. A escova para cabelos com extensão possui cerdas sem pontas a fim de evitar o enroscamento retirando assim quaisquer riscos de quebrar as extensões e desembaraça sem danificar os fios.

Escova Oval para desembaraçar

A escova oval para desembaraçar pode ser usada por todos os tipos de cabelos e cabe em sua bolsa sem ocupar muito espaço, podendo assim ser transportada para todos os lugares que você for, porque tem um design específico. As cerdas desta escova desfazem os nós sem quebrar os fios e deslizam facilmente, além de permitir que os cabelos sejam desembaraçados ainda quando estão molhados.

Escova para Finalização

A escova para finalização também é muito conhecida como escova jacaré; e possui dentes largos e bem separados. É ideal para ser utilizado em cabelos cacheados e crespos, pois é ótima para desembaraçar sem danificar os fios. Assim como ajuda na hora da finalização com fitagem.

E aí meninas, conseguiram encontrar o seu pente ideal ou escova ideal? Conte-me tudo nos comentários hein. Mil Beijinhos…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.