Blog de moda e beleza

Tipos de cabelo: Identificando o seu e como cuidar dele

0

Sabia que existem vários tipos de cabelo? E para que tenha cuidados corretos com as suas madeixas, você precisa reconhecer o seu tipo. Porque conhecendo o seu formato, você terá capacidade de distinguir quais são os produtos mais indicados que deverá usar, e assim também escolher qual tipo de corte que lhe favorece. Percebeu como isso é muito importante?!

Existe uma tabela criada nos Estados Unidos que ficou bastante popular, visto que consegue classificar os cabelos em quatro categorias que subdividem em três (exceto quando se trata do cabelo liso). Vamos observar:

(Fonte: Twitter)

O tipo 1 se trata do cabelo liso. Já o tipo 2 refere-se ao cabelo ondulado que se divide em 2A, 2B e 2C. O cabelo cacheado é o tipo 3 que se reparte em 3A, 3B e 3C. E o último é o tipo 4 que se trata de cabelos crespos dividindo-se em 4A, 4B e 4C.

Cabelo liso:

No cabelo liso não existe nenhuma ondulação e ele é bem escorrido, porque geralmente é mais oleoso que os demais tipos. Talvez provavelmente por causa da oleosidade no couro cabeludo que tem tendência a descer chegando até as pontas sem nenhum dificuldade.

A princípio você pode observar que o cabelo liso não é subdivido em outras categorias, porém existem três diferenças nos cabelos lisos que podem ser definidos como 1A, 1B e 1C:

  • (1A) Liso fino: Os fios do cabelo são bem lisos, escorridos e sem volume, por isso se consegue modelar ele e nem sequer seguram um grampo.
  • (1B) Liso médio: Os cabelos mesmo sendo lisos contém um pouco de volume, dessa forma sendo possível modelar as pontas e utilizar presilhas.
  • (1C) Liso grosso: Os fios além de lisos são grossos e com bastante volume, e por isso são difíceis de modelas e podem até mesmo armar.

Cuidados com cabelo liso:

  • Penteie os cabelos com cuidado. Isto é, você precisa dar prioridade aos pentes de madeiras e de cerdas largas, pois estes materiais servem para evitar que o cabelo fique arrepiado.
  • Preserve os fios bem limpos. A fim de que os fios sempre se mantenham saudáveis e com pouca oleosidade é necessário que uma boa higiene.
  • Use produtos que combatem o frizz. Já que eles ajudam a manter os cabelos constantemente lisos e também controlados.
  • Sempre hidrate os cabelos. Para que evite que os seus cabelos fiquem ressecados, é bom investir em hidratação. Pode ser feita em casa tanto quanto com ajuda de profissionais no salão de beleza.
  • Mantenha o corte em dia. Isso evita a temível ponta dupla! Se acaso perceber que seu cabelo está ficando sem formato, é porque você precisa dar uma atualizada em seu corte.

Cabelo Ondulado:

Os cabelos ondulados têm um formato de um “S” e ficam entre o liso e cacheado, de tal forma que sendo escovado fica liso e sendo “amassado” forma cacheados soltos. Podem ser definidos como 2A, 2B e 2C:

  • 2A: Possui suaves ondulações, na verdade quase lisos; assim sendo apresenta o formato da letra “S” alongada. Os fios são finos e com pouco volume, por isso é bem mais fácil de modelá-la.
  • 2B: As ondulações são mais definidas e, desse modo, pode comprometer a modelagem dos fios. E a desvantagem é que tem tendência de ter mais frizz.
  • 2C: Os fios são mais grossos e volumosos, e as ondulações são marcantes formando um quase cacho, mas ainda não tem uma espiral formada.

Cuidados com cabelo ondulado:

  • Utilize pentes com dentes largos de madeira ou de plástico. Dessa maneira você irá modelar bem as ondas.
  • Não use secador após lavar o cabelo. Deixe-o secar naturalmente e, logo após, aplique um reparador de pontas para devolver o brilho.
  • Mantenha um espaço de no mínimo 48 horas entre as lavagens no cabelo. Pois a lavagem em excesso ocasiona queda de cabelo e poucas lavagens deixam suas madeixas mais oleosas.
  • Evite toalhas comuns para secar o cabelo e prefira por um tecido de algodão. Porque as toalhas comuns ressecam o cabelo, por fazer bastante atrito.
  • Invista em hidratação e finalização. Por as madeixas terem uma tendência serem mais secos nas pontas e terem mais frizz, você precisa hidratá-los para deixar eles mais saudáveis. E para a finalização utilize produtos que não pesem os fios e nem diminuam as ondas.

Cabelo cacheado:

No cabelo cacheado os caracóis são evidentes e dessa maneira formando as “molinhas”, conhecidas assim e que são características desse tipo. A disposição natural do cabelo é ser volumoso, com maiores definições nos cachos e pontas ressecadas. Podem ser chamados de 3A, 3B e 3C:

3A: O cacho tem espirais largas e são bem mais soltos. Apresenta também bastante brilho e alisar com escova é um processo fácil.

3B: Os cachos são bem definidos, estreitos e também regulares. A tendência natural desses fios que seja mais volumosos e grossos. E visto que os cachos serem espiralados, escová-los se torna um processo bem mais difícil.

3C: Possui um tipo de cacho espiral bem fechado, muito volumosos e com fios frágeis. Tem a tendência de serem mais encolhidos e apresentarem frizz.

Cuidados com cabelo cacheado:

  • Utilize spray ativadores de cacho. Porque o spray tem potencial do cabelo definir naturalmente aos poucos. Dessa forma o resultado são cachos mais definidos, menos ressecados e com frizz e volumes controlados.
  • Invista na fitagem. Essa é uma técnica feita com os dedos e creme de pentear. O que precisará fazer é separar o cabelo em várias partes, distribuir o creme de pentear pelas mechas e amassá-las com as mãos em direção a raiz do cabelo.
  • Evite pentear o cabelo quando estiver seco. A melhor maneira de penteá-los e desembaraçá-los é durante o banho, assim impede que os cabelos quebrem. Lembre-se de desembaraçar iniciando sempre das pontas até a raiz.
  • Corte frequentemente os cabelos. Isso controla os cachos e evita o ressecamento dos fios.
  • Aposte nos cuidados na hora de dormir. Não vá para a cama com o cabelo preso, pois isso enfraquece os fios. Além disso, as fronhas de algodão que são muito comuns irão deixar seus cachos sem definição por causa da fricção entre o cabelo e o tecido. Por isso, invista em fronhas de cetim, porque ajuda a manter os cachos no lugar.

Cabelo Crespo:

(Fonte: Sah Oliveira)

Os cabelos crespos são conhecidos também como cabelos afro. Eles apresentam uma organização bem mais fechadas do que os outros tipos de cabelo, além de um fio mais frágil e tendência a ressecamento e quebra. São divididos em 4A, 4B e 4C:

4A: Os caracóis são bem fechados desde o início da raiz, assim como como uma mola encolhida. Eles mais volumosos e apresentam menos brilho.

4B: Os cachos não só são bem menores do que apresentado anteriormente como também possuem mechas com formato da letra “Z”. O fio é fino e frágil. E o processo de pentear deve ser feito com bastante cuidado com a finalidade de não quebrar os fios.

4C: Demonstra a mesma estrutura do cabelo 4B, mas várias vezes são identificadas áreas que não existe definição nenhuma. E entre os outros tipos de cabelo, esse é o mais crespo com cachos que vêm desde a raiz e tem o maior aspecto de encolhimento.

Cuidados com cabelo crespo:

  • Lavagem correta! Os fios crespos e volumosos, no mínimo, devem ser lavados duas vezes por semana. Dessa maneira já é o suficiente para não danificá-los.
  • Aplique o shampoo somente na raiz dos fios. Use-o apenas para limpar o couro cabeludo, porque o shampoo possui ativos adstringentes que retiram o óleo do fio, deixando-os bem ressecados. E o cabelo crespo já sofre de ressecamento.
  • Penteie os fios uma única vez. Faça isso após o banho com o pente largo ou o pente-garfo para evitar que os fios embaracem e quebrem.
  • Evite chapinhas e secadores. Mas se for utilizá-los requer bastante cuidado, por exemplo, limitar o uso a uma ou duas vezes por semana e optar por aparelhos de cerâmica. Não deixando de lado os protetores térmicos após o uso.
  • E assim como os cabelos cacheados, invista nos cuidados na hora de dormir. Releia esse tópico nos cuidados com o cabelo cacheado.

Dica Final:

  • Sempre invista nos shampoos e condicionadores e quaisquer tipos de produtos que sejam ideais para a característica do seu cabelo!

E aí, conseguiu identificar o seu tipo e também como ter um cuidado especial com ele? Mostre para suas amigas esse artigo para que elas também descubram quais são os tipos de cabelo que elas possuem. E não se esqueça de deixar um comentário. Mil Beijinhos…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.