Blog de moda e beleza

Organização para melhorar a concentração

0

Mais um ano letivo está prestes a começar, e com ele, vários materiais de estudo voltam a fazer parte da vida diária – papéis, lápis, canetas, livros… E para garantir que a sua cabeça esteja totalmente livre para se preocupar apenas com os estudos, vamos dar dicas de organização para melhorar a concentração.

Tirar um tempo do finzinho das férias para apostar na praticidade de um bom organizador para deixar os seus materiais e no seu espaço de estudos em ordem é ideal para estabelecer uma rotina e fazer com que tudo fique muito mais simples e rápido, evitando distrações e tempo perdido à procura de algo que deveria estar em fácil acesso.

Mas sabemos que no meio de tantas gavetas, armários e objetos, a “missão mesa organizada” pode parecer muito intimidadora, e por isso, preparamos algumas dicas de organização para te ajudar a organizar o seu espaço e a sua vida, e te deixar preparado para encarar mais uma volta às aulas e um ano de muito aprendizado. 

1 – Entenda a importância da organização

Uma das dicas de estudo mais preciosas é comprovada cientificamente: um ambiente organizado tem uma influência muito positiva no aproveitamento dos estudos. A organização ajuda a deixar a sua mente mais livre para absorver o conteúdo estudado, permitindo que o fluxo de ideias e conhecimento aconteça de maneira mais rápida, além de evitar o desperdício de tempo procurando os itens necessários para cada matéria ou assunto.

Além disso, evita a distração e aquela vontade repentina de realizar a chamada “procrastinação produtiva”, que é quando você adia a realização de uma tarefa específica (no caso, estudar) para realizar outra tarefa também considerada produtiva (no caso, organização e limpeza). 

2 – Saiba tudo o que você tem

Related Posts

Maquiagem está próxima ao vencimento: O que fazer?

Um dos primeiros passos a serem tomados na hora de organizar o seu espaço, é saber todos os itens que serão incluídos nele. Para isso, vale esvaziar gavetas, caixas e armários, dispor todos esses itens em uma superfície e depois, começar a separação por tipos e frequência de uso.

Depois disso, é só aplicar a lógica básica: itens de pouco uso podem ser guardados em locais de acesso mais limitado, como em uma caixa organizadora no fundo de armários, e os itens que são usados com mais frequência devem ser guardados em locais de fácil acesso, como gavetas e na parte frontal dos armários.

3 – Aposte em organizadores

Assim como os objetos, os organizadores existem nos mais diversos formatos e tamanhos, e com certeza existem vários que se adaptam perfeitamente aos seus itens e aos espaços usados para armazená-los. Um bom organizador de gavetas é ótimo para separar lápis, canetas e outros materiais similares, e caixas organizadoras são ótimas opções para livros, cadernos e papéis diversos.

4 – Pratique o desapego

Itens com histórias e memórias associadas a eles são muito importantes como lembranças, mas é preciso cuidado: o desapego faz bem e ajuda a deixar a sua vida organizada e mais simples. Que tal doar livros antigos e que não estão mais em uso para pessoas que também vão poder se beneficiar de todo o aprendizado que eles proporcionam? Ou alguns dos materiais em bom estado de conservação para pessoas que vão poder utilizá-los para criar coisas novas? Assim, além de deixar o seu espaço mais simples, você também ajuda quem precisa.

E aí, gostou das nossas dicas de organização? Pretende colocar alguma delas em prática? Se você gostou, com certeza vai adorar os outros conteúdos do nosso blog: é só continuar navegando para ver mais do que preparamos para deixar a sua vida muito mais fácil!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.