Blog de moda e beleza

Óculos de grau: tudo que você precisa saber

0

Ainda tá pra surgir um acessório que divida tantas opiniões e já tenha passado por tantas tendências, reinvenções e formatos quanto os óculos de grau. Extremamente importantes para quem tem ametropias (problemas de visão como miopia e hipermetropia), nos últimos anos eles deixaram de ser apenas objetos utilitários e se tornaram parte das tendências de moda, até para quem não precisa de lentes corretivas.

As primeiras versões do que hoje conhecemos como óculos surgiram no século I d.C., e na época eram tiras finas de pedras semipreciosas que eram posicionadas em frente aos olhos e ajudavam apenas a enxergar melhor de perto. Aos poucos, os óculos evoluíram e os primeiros modelos similares aos que temos hoje surgiram na Alemanha, em meados de 1270. O modelo de armação de óculos de grau moderno entrou em produção pela primeira vez em 1850, e desde então, os óculos se tornaram cada vez mais parte da vida de muitas pessoas: estima-se que quase 20% da população brasileira precise usar óculos.

Como saber se eu preciso usar óculos

No geral, a recomendação é ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para avaliar como está a saúde dos seus olhos. Mas para determinar se está na hora de fazer uma visita mais específica, principalmente quando se trata de problemas de visão, basta observar alguns pontos no seu dia a dia: a dificuldade para enxergar de perto ou de longe é óbvia, mas também sintomas como dores de cabeça frequentes, visão dupla e sensação de cansaço na região dos olhos também são indicativos muito comuns de que talvez você precise de óculos de grau.

Escolhendo uma armação

Após a ida ao oftalmologista e a determinação se você realmente precisa de lentes corretivas, chega a hora mais legal de usar óculos: escolher uma armação! Muita gente acredita que apenas certos formatos de rosto combinam com certos modelos de óculos de grau, mas na verdade, tudo depende do seu gosto pessoal e da imagem que você deseja passar com os seus óculos.

Related Posts

Acessórios Gummy Bear: Nova tendência do momento

Entre os modelos de óculos mais clássicos estão: o óculos quadrado e o óculos redondo. A armação de óculos quadrada é a escolha certa para passar uma imagem mais séria, ou para ser usada no ambiente de trabalho, mas também existe em variações mais casuais e descoladas, dependendo dos detalhes. É uma das mais versáteis e que combina com a maior parte dos formatos de rosto.

A armação de óculos redonda é uma boa escolha para dar aquele toque vintage: eles surgiram nos anos 20 e voltaram para a moda nos anos 70, e o óculos redondo pequeno era quase uma marca registrada de vários astros, como Ozzy Osbourne e John Lennon – além do óculos de grau redondo ser o modelo escolhido para o personagem principal da série Harry Potter no final dos anos 90. Já o óculos redondo grande era uma escolha favorita dos chamados “nerds” de antigamente, e agora se tornaram muito mais estilosos e queridos por todos.

Outro modelo que dá um toque bem vintage é o óculos gatinho, que foi super popular nos anos 50, principalmente em celebridades como Marilyn Monroe e Jackie Kennedy. A armação de óculos gatinho recebeu esse nome por lembrar o desenho dos olhos do felino, e confere um ar muito descolado e cheio de estilo a qualquer visual. 

E se você procura uma opção prática e que pode ser usada também em dias ensolarados sem precisar se preocupar, aposte nos óculos 2 em 1! Além da estrutura normal dos óculos de grau, eles também contam com uma lente solar extra, que pode ser encaixada na parte da frente e protege os seus olhos dos raios solares.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como saber se você realmente precisa usar óculos de grau e como escolher o seu modelo favorito, conta aqui nos comentários qual vai ser a sua escolha! E para conferir mais dos nossos posts, navegue pelo blog e divirta-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.