Blog de moda e beleza

Maquiagem está próxima ao vencimento: O que fazer?

0

Você costuma usar uma paleta de sombras ou um blush que estão há um bom tempo guardados na sua necessarie de maquiagem? Mas você sabia que esses produtos tem um prazo de validade para o uso? No entanto, não entre em desespero porque não sabe o que fazer com a make que está próxima ao vencimento ou com aquela que já até perdeu o prazo. Pois você não é a única que passa por essas situações. Afinal, quem consegue utilizar os produtos até o fim, não é mesmo? Por isso, venha saber mais com as dicas que preparei para você!

Fique atenta aos prazos!

A imagem acima é um resumo de alguns dos produtos de maquiagem mais usados e qual é o prazo de vencimento de cada um deles. Mas é bom dar ênfase que é apenas uma estimativa. E existem muitos outros produtos de maquiagem que não estão listados, como:

  • Máscara para Cílios: Tem duração de 3 a 6 meses. É o produto com a validade mais curta. Pois por causa do aplicador, o produto entra em contato diretamente com os olhos; e o colocamos de volta e fechamos, não é mesmo? Isso faz com que as bactérias se reproduzam com mais facilidade.
  • Sombras: Geralmente têm duração de 2 a 3 anos.
  • Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: Tem duração de 6 meses a 1 ano.
  • Esponjas: Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso.
  • Pincéis: Validade indeterminada. Mas precisa ser lavado com frequência.

Dá para usar maquiagem vencida?

Related Posts

Receitinha de mel e banana para cabelos descoloridos

Lançamento do balm leave – in | Boca Rosa Hair

Há mitos e verdades sobre o prazo de validade dos produtos de maquiagem. Pois uns dizem que não pode utilizar por causa de reações alérgicas que podem causar. Já outros dizem que pode se usar sim. Então dá para usar ou não uma make vencida? A resposta é DEPENDE!

Se você for reparar, algumas maquiagens nem mesmo vem com prazo de validade. Principalmente de marcas internacionais. Isso ocorre porque no exterior, as marcas não são obrigadas a colocar data de validade, mas uma estimativa de quando o produto irá vencer. Ou seja, há no produto um símbolo de uma embalagem com o pote aberto com números e uma letra “M”. Isso indica que a make após aberta tem um prazo de “tantos meses” para ter uma boa ação. Acontece que nas marcas nacionais, a Anvisa obriga a marca a colocar um prazo de validade a partir da data de produção.

Para você ter uma ideia, o vencimento da maquiagem significa que a ação pretendida do produto pode não ser mais a mesma, como fixação, brilho, cheiro, cor… Mas não necessariamente causa alergia na pele. Porque as pessoas podem ser alérgicas ao corante e aos conservantes que fazem parte da composição do produto. Por isso alérgicos tem que usar maquiagem especialmente feita para atender suas necessidades.

Na verdade, o produto pode vencer muito antes do prazo estipulado, se você não o armazena bem. Isto é, as maquiagens não podem está expostas ao calor e nem a umidade. Por isso que não pode guardar a make no banheiro ou dentro do carro, por exemplo.

Assim sendo, como saber se a maquiagem venceu ou não? Basta você prestar atenção no cheiro, na aparência e na textura. Se acaso algum desses aspectos do produto mudaram, então está na hora de renovar sua maquiagem.

Como descartar maquiagens

Se por acaso sua maquiagem não funciona do mesmo jeito, está com cheiro, aparência e textura estranha… logo, o que você precisa fazer é descartar elas. Mas como?

Embora os materiais utilizado na fabricação de batons, sombras, produtos em pó e líquidos, sejam em sua maioria ingredientes não recicláveis; eles contêm propriedades biodegradáveis. Ou seja, não agridem a natureza, e você pode descartar no lixo orgânico.

Já as embalagens plásticas ou metálicas que revestem os produtos, você deve colocá-los no lixo reciclável. Por isso, deixe a embalagem bem limpinha e separe-as em partes, de acordo com o material composto: vidro, papel, plástico e metal.

E aí, você já jogou uma maquiagem fora porque estava vencida e teve medo de dá alergia em sua pele? Se sim, “bateu” um arrependimento agora? Você usa maquiagem fora da validade ou não? Ah, não se esqueça de seguir nosso Instagram @eumirandabastos para mais dicas! Mil Beijinhos…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.