Blog de moda e beleza

Dicas e cuidados específicos para cada tipo de cabelo

0

Cada cabelo tem uma característica especial, e é por esta razão que existem cuidados específicos para cada tipo. Seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. Porque só é possível dar aos fios todo o cuidado que ele necessita, conhecendo bem o seu próprio cabelo. Que aliás precisam ter aspecto lindo e saudável.

Mas não se preocupe se você não sabe como cuidar corretamente do seu tipo de cabelo. Pois esse artigo veio para facilitar quando o assunto são as nossas madeixas. Então confira as dicas abaixo:

Cabelos Lisos

Os cabelos lisos são mais oleosos na raiz por conta de seu formato. O que provoca vários problemas como a caspa. Mas a oleosidade consegue também atingir as pontas dos fios. Por isso, um dos cuidados específicos para esse tipo de cabelo é a frequência de lavagem das madeixas. No entanto, lavar o cabelo em excesso causa um efeito reverso, ou seja, causa mais oleosidade ainda. Então, o ideal é lavar o seu cabelo um dia sim e outro não.

Outro cuidado muito importante para quem tem fios lisos, é evitar que eles fiquem ressecados. Para isso, é bom investir na hidratação. Mas com a ressalva de fazê-la com menos frequência que os tipos de cabelo. O ideal é a cada 15 dias; porém se seu cabelo for muito oleoso, faça apenas uma vez por mês.

E se você for usar o secador ou a chapinha, nunca se esqueça de usar protetores térmicos. Ah, e utilize produtos específicos para cabelos oleosos e que combatam o frizz, assim eles vão te ajudar a manter o aspecto de sua madeixa sempre lisa.

Cabelos Ondulados

Os cabelos ondulados são geralmente oleosos na raiz e ressecado nas pontas, podendo até ficar quebradiças. Portanto, um dos cuidados específicos para esse tipo de cabelo é manter um espaço mínimo de 48 horas entre a lavagem dos fios. Assim você evita que a raiz fique muito oleosa. Além disso, ao secar as suas madeixas prefira uma toalha com tecido de algodão. Porque as toalhas comuns ressecam o cabelo por fazer bastante atrito.

Outro cuidado muito importante é desembaraçar os fios com pentes largos para modelar as pontas. Aliás, você precisa sempre desembaraçar o cabelo da raiz para as pontas; okay? Utilize creme para pentear ou ativador de cachos para que possa conseguir modelar o seu cabelo de forma correta. Deixando secar naturalmente, pois seu objetivo é deixar as ondas bem definidas e com brilho. Por essa razão, secador e chapinha não são aconselháveis.

E um cuidado essencial que você deve ter com duas madeixas, é fazer uma hidratação profunda pelo menos uma vez por semana com um produto desenvolvido para cabelos ondulados. E para a finalização, invista em um creme de pentear mais fluido ou um borrifador, pois por terem uma consistência mais leve, não irá pesar os fios e nem diminuir as ondas.

Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados por terem forma natural de espiral necessitam bastante de cuidados específicos. Isso porque seu formato dificulta muito a hidratação natural dos fios e tendem a serem cabelos ressecados. Por esta razão, eles precisam de hidratação toda semana, para que possam permanecer com brilho, frizz reduzido e lindos.

Além disso, o recomendado é lavar os fios duas vezes por semana com shampoo para esse tipo de cabelo ou “antifrizz”. Após a lavagem deve-se aplicar leave-in nas mechas – ainda úmidas, pois ajuda a dar forma e definir os cachos.

Outro cuidado muito importante é na hora de pentear as madeixas. Já que a melhor maneira de penteá-los e desembaraçá-los, é com eles ainda molhados. Impedindo assim que eles quebrem. Aliás, os cabelos cacheados precisam ser desembaraçados começando das pontas para a raiz. Depois disso, deixe secá-los naturalmente. Porque o uso de secador e chapinha, ressecam ainda mais os cabelos. Ah, e pelo mesmo motivo, evite o uso de tintas nesse tipo de cabelo.

E para a finalização, o ideal é apostar em ativadores de cachos que trabalham a definição da estrutura do seu cabelo.

Cabelos Crespos

Os cabelos crespos possuem formato espiralado da raiz as pontas, e assim como as cacheadas, precisam de cuidados específicos. Isso porque os fios são mais frágeis e tendem a ressecar e quebrar. Por esse motivo, precisam ser lavados no mínimo duas vezes por semana. Dessa maneira, aplique o shampoo apenas na raiz para fazer uma limpeza no couro cabeludo. Pois se for usado no restante das madeixas provocará ressecamento dos fios; visto que o shampoo possui ativos adstringentes que retiram o óleo do fio.

Outro cuidado muito importante é investir em um cronograma capilar para os seus fios. Nutrindo, hidratando e fazendo a reconstrução no seu cabelo. Além disso, ao pentear a madeixa – ainda molhada – prefira usar o pente largo ou pente garfo. Isso ajuda a evitar que os fios embaracem e quebrem. Ah, e também é bom criar o hábito de usar o spray para borrifar nos fios ao longo do dia. E claro, evitar o uso de secador e chapinha.

E para a finalização, o ideal é apostar em produtos que valorizem o volume natural do cabelo.

Dica Final:

  • Sempre utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo.
  • Mantenha uma alimentação saudável, independente do seu tipo de cabelo. Pois nutre os fios de dentro para fora.

Agora que você sabe quais são os cuidados específicos para deixar seu cabelo mais bonito, que tal colocar em prática o que aprendeu aqui? E não se esqueça de nos seguir em nosso Instagram @mirandastandal para mais dicas com essa. Mil Beijinhos…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.