Criador de conteúdo na plataforma do youtube

Share on facebook
Facebook 0
Share on google
Google+ 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

Olá, tudo bom?

Na nossa segunda postagem da série Tudo sobre a vida de uma criadora de conteúdo, vou falar sobre a plataforma do Youtube, passo a passo de como funciona a criação de conteúdo e equipamentos. Se quiserem mais detalhes, posso fazer outro post ou um vídeo sobre a criação de vídeos para o youtube, desde o inicio de tudo até a divulgação.

O que é o Youtube?

O YouTube é uma plataforma que hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais, tutoriais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos.

Quem trabalha criando conteúdo no youtube é YOUTUBER, não se esqueça disso! Ao contrario do que uns acreditam, criadores de conteúdo para o YOUTUBE não é blogueiro e sim YOUTUBER.

O processo de criação de conteúdo para o youtube é o mais “complicadinho de todos”, por que exige uma série de coisas que precisam ser feitas, e verificadas pós concluídas.

Vamos supor que o conteúdo da resenha seja um produto de make.

1° Você precisa ter o produto e mãos para testar, é importante que você use o produto mais de uma vez no minimo. Isso não vale para os vídeos de primeiras impressões, mas você tem um compromisso com o seu publico de voltar alguns dias depois ou no mês seguinte com uma opinião formada, nem sempre dá para saber se o produto é bom ou não de primeira.

2° “Estudar sobre o produto”, caso não conheça ele ou a marca é importante que você entenda o que ele faz na sua pele.

Exemplo: Uma paleta de contorno você vai saber se ela é do seu tom ou não, como aplica um contorno… Coisas básicas, sabe?!

3° Criar um roteiro, o seu vídeo precisa ter um inicio, meio e fim. Não vai só ligando a câmera e usando o produto não, uma hora você vai esquecer de falar algo importante sobre ele.

4° Pegue tudo que você precisa para o vídeo e grave, não precisa ter uma câmera profissional para gravar, você pode muito bem pegar seu celular e começar. Eu por exemplo, uso celular para gravar desde o inicio do meu canal.

5° Depois de gravar edite o vídeo, se não tem muita habilidade na edição pegue um editor mais fácil de usar, eu uso o Filmora 9 mas tem gente que usa o Vegas e quem tem Mac e usa o Imove.

Edição é um trabalho de muita paciência, se você não tiver com tempo ou paciência nem ouse tentar editar, não vai dar certo e só vai ser tempo jogado fora.

6° Antes de upar o vídeo no canal, revise o vídeo todo para saber se não precisa arrumar alguma coisa, caso precise de uma alteração FAÇA! Não entregue um conteúdo de qualquer jeito.

7° Criação da thumbnail, é uma parte MEGA importante. Ela vai te ajudar a conseguir mais views, quanto mais bonita e que chame a atenção melhor. Para quem não entende nada de design ou não tem muito tempo aconselho a usar o Canva, fiz uma postagem sobre ele vou deixar aqui.

8° Assim que o vídeo for upado, você precisa cuidar do SEO do vídeo. Sim, o youtube também tem SEO, você vai precisar arrumar a descrição, colocar as tags certas para tal vídeo e arrumar outras coisas também. Caso queira um post ou vídeo explicando isso tudo é só deixar nos comentários.

Esse vídeo aqui foi o que saiu na semana passada, se ainda não viu vou deixar ele aqui para você assistir.

Vamos falar sobre equipamentos?

Eu comecei a gravar com o Samsung J7 da prima do meu marido, quando comecei o canal eu não tinha celular, tinha vendido para comprar um notebook para trabalhar com o blog. Depois de um tempo meu notebook parou de funcionar e fiquei editando os vídeos com o celular dela.

Para editar o vídeos pelo celular eu usar o app Kinemaster, ele e o editor mais completo que já achei até hoje, se quiserem um tutorial de como usar é só deixar aqui nos comentários, que mostro todos os recursos que ele tem.

Foto: @niinasecrets

Quem é iniciante nesse mundo de criador de conteúdo do youtube, não precisa se desesperar para comprar ótimos equipamentos, pode muito bem começar com o que tem ou com algo emprestado como comecei.

O criador de conteúdo do youtube precisa entender que vai demorar para ele ter retorno financeiro dentro da plataforma, mas que ele tem algumas formas de pagamento “por fora”, e elas são por exemplo:

  • Afiliação
  • Publi
  • Parceria

Tem outras formas também, mas prometo voltar uma outra hora com um post voltado para isso ok? Sobre meus equipamentos eu fiz um vídeo gravado uma tag, nele falei dos meus equipamentos, como comecei e tudo mais. Vou deixar ele aqui,

Você tem vontade de ser criador de conteúdo do youtube? Deixe aqui suas duvidas, quem sabe não volto com um post ou vídeo tirando as duvidas de vocês?! Muitos beijos e tchau, tchau.

Este post tem 7 comentários

    1. Nessa “saga” vou falar do blog e do instagram também..

  1. Quem cria conteudo pro youtube tem um trabalho do caramba, fora o video, bastidores, tem a edição. Tem que ser super valorizado!

    1. Tem muito trabalho mesmo, sem falar de quando a pessoa faz publis. Imagina ter que gravar 4 à 5 vídeos por dia? Sem falar das outras coisas…

  2. Muito bacana sua iniciativa de mostrar de uma forma detalhada, porém objetiva, como funciona a vida do produtor de conteúdo. Informações valiosas para quem está começando a se aventurar pelo mundo dos vídeos.

  3. Olá!
    Post super interessante e útil para quem está começando nessa vida de internet, adorei cada item que você colocou e explicou! Parabéns pelo post!

    beijos!

    1. Pois é, haha muito obrigada. <3

Deixe uma resposta

Fechar Menu